terça-feira, 30 de março de 2010

Aniversário do Colégio Militar de Porto Alegre

No último sábado (27), foi realizada solenidade alusiva aos 98 anos do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

Abaixo, segue um texto, referente ao evento, do próprio CMPA:


No dia 22 de março de 1912 aconteceu o início das aulas no recém criado Colégio Militar de Porto Alegre. Naquele mesmo mês, o Velho Casarão da Várzea também completava 40 anos de fundação.

Em 27 de março de 2010 - primeiro sábado após o dia 22 - o CMPA comemorou seus 98 anos de criação, enquanto seu centenário prédio completava 138 anos de profícua existência em prol do ensino militar.

A bela formatura, com o Corpo de Alunos envergando o vistoso uniforme de gala, evidenciou a marcialidade e o grau de comprometimento de cada um que estava em forma, em uma bela demonstração de ordem unida, de coesão, de amor ao CMPA e de espírito de equipe.

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram o evento. Entre essas, o ex-aluno e Gen Bda Geraldo Antônio Miotto - Cmt 8ª Bda Inf Mtz (Pelotas-RS) e o Gen Bda Sérgio José Pereira - Cmt da AD/6.

Um dos pontos altos foi a entrega de medalhas para os alunos classificados nos três primeiros lugares em cada série no ano de 2009.

Outro ponto marcante da comemoração foi o desfile do "Batalhão da Saudade", composto por mais de 800 ex-alunos e ex-profissionais. Dividido em grupamentos representativos de cinco períodos distintos de sua história, o "Batalhão da Saudade" teve à testa o Gen Ex Ruy de Paula Couto (CMPA - 1933) e o Gen Bda José Mattos de Marsilac Motta (CMPA - 1935), ambos com mais de 90 anos de idade. O garbo e a vibração daqueles que marcharam ao som das lembranças e da saudade comoveu a assistência, que aplaudiu com entusiasmo, levando a muitas lágrimas de emoção.

O Coordenador de Rádio Escotismo do 35º Distrito Escoteiro "Monteiro Lobato", João Carlos Jr., que é pioneiro do GE Amizade - 66/SP - e estava a passeio em Porto Alegre, foi convidado a subir ao palanque junto ao chefe Antonio Ciriaco Sobrinho, diretor presidente do GE Guia Lopes - 02/RS, pelo chefe de comunicação social do Colégio Militar de Porto Alegre, Coronel Leonardo Araujo.

Camila Güntzel, escoteira do 02/RS, João Carlos Jr., coordenador de Rádio Escotismo do 35º DE e o sênior Pedro Ciriaco, também do 02/RS e aluno do CMPA.

Chefe Ciriaco, sua filha Luiza (3ª colocada do 6º ano de 2009) e sua esposa, chefe Márcia.


Desfile do Corpo de Alunos


A guarda-bandeira do Colégio Militar durante o desfile

Nenhum comentário:

Postar um comentário