quarta-feira, 30 de junho de 2010

25 anos de Promessa

Ex-membro do Grupo Escoteiro AMIZADE, o Sr. Ricardo Rezende, recorda-se de sua promessa após 25 anos.

"A exatos 25 anos, neste mesmo horário (21:30) do dia 29 de junho de 1985, em um fogo de conselho, eu assumia um compromisso muito importante em minha vida.
Aos 12 anos de idade, naquela noite, eu disse:
"Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível , para cumprir os meus deveres
para com Deus e minha Pátria.
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer as Leis do Escoteiro"

Sim, esta é a promessa escoteira, que a minha completa nesta noite 25 anos.

Tenho muito orgulho disso e sei o quanto o escotismo contribuiu para minha formação...

... Um grande abraço e Sempre Alerta para Servir.
Ricardo Rezende"

Bravos, Bravos Bravíssimos
Texto e imagem : Chefe Gu

terça-feira, 29 de junho de 2010

Campanha do agasalho e distribuição para entidades

A campanha do Agasalho de Taubaté A A campanha do agasalho de Taubaté realmente foi um sucesso. Na terça-feira (29/06) foi feita a divisão e distribuição para as entidades participantes. Coube a cada uma delas uma média de 350 kg de roupas e calçados.
Fotos da distribuição, além de fotos da cota destinada à Associação São Francisco.
Nós, da Associação São Francisco agradecemos ao GE Amizade pelo apoio dado à nassa Entidade


Texto e imagens: Akelá Siomara



29 junho - Dia do Pioneiro "Y"


   Nossos Pioneiros estão de parabéns, apesar de passarem a noite toda acordados na pré-vigília, alguns ainda encontraram forças para trabalhar na campanha do agasalho, auxiliando as enfermeiras da Faculdade Anhanguera que fizeram avaliação de saúde na comunidade local.  
   A todos pioneiros pelo dia e em especial aos que trabalharam na campanha o nosso bravo bravíssimo pelo espiríto e prática do SERVIR!


 História do Ramo Pioneiro

   Em novembro de 1913 Badem Powell escreveu o seguinte na “ Headquarters Gazette”.
“ Por longo tempo tem sido um desejo por parte de todo o movimento, que se crie um meio de manter os ex-escoteiros em contato com o movimento e sob sua saudável influencia. Creio que encontramos um meio para este fim sob a forma de uma sociedade amiga e segura. Todo jovem ao chegar aos 16 anos, por força de lei, deve ingressar em uma sociedade reconhecida desta natureza. Assim pois porque não ingressar na sociedade amiga dos escoteiros? Em vez de qualquer outra. Espalhar suas sucursais em todo o pais, e ele poderá por tanto pedir translado de uma sucursal a outra, se sua carreira o leva a distantes partes do pais.
Se pensa que os membros preferem estar unidos sob uma promessa similar a dos escoteiros com a finalidade de ser útil aos demais. Com este objetivo alguma cerimônia se criara para o ingresso no ramo de escoteiros Maiores.
Tenho recebido muitas solicitações de adultos perguntando se alguma forma de ingressar no escotismo para levar adiante seus ideais. Minha resposta é que o podem fazer, se tornando um chefes escoteiro, porem creio que esta sociedade atrairia muito deles.”
Os objetivos da sociedade “Amiga dos Escoteiros” que acabou organizada em janeiro de 1914 era segundo a minuta de B-P.
“(1) Manter os escoteiros em contato consigo mesmo e com o movimento, quando tiver que deixar a tropa e sair a batalha pelo mundo.
(2) Conservar os ideais de boa cidadania que lhe foi ensinado como escoteiro.
(3) Atrair ao movimento jovens que não foram escoteiros, e dar-lhes a oportunidade de fazer um serviço ao seu pais.”
Se não fosse o aspecto desolador da 1ª Guerra Mundial que iniciou poucos meses depois é possível que este ramo tivesse desenvolvido da forma que B-P tanto desejava.
O problema ficou suspenso ate junho de 1917, data em que B-P publicou um elaborado esquema de “Escoteiros Maiores”. A proposta geral do esquema era fornecer ao jovem de 15 anos em diante, atividades especiais, com o objetivo de ajuda-lo na formação de sua careira. Este esquema fracassou totalmente. O termo Escoteiros Maiores caiu em desuso e cedeu lugar a de (ROVER SCOUT) que apareceu no ano seguinte em 1918.
O pioneiro do ramo ROVER foi o Coronel Ulick Burgh primeiro sub comissário e chefe, um dos maiores e mais sinceros escoteiros que o movimento teve. Sua morte prematura em novembro de 1921 foi uma perda irreparável para este novo Ramo.
Vejamos a opinião pessoal de B-P em 1918 sobre a necessidade e método do Roverismo.
“ Meu sentimento pessoal que a etapa Rover é o terceiro passo progressivo na educação do escoteiro. E sua importância é que completa sua educação e também o mantém sob as boas influencias e em boas companhias durante um período critico de sua vida.
Porem não se pode manter, sem dar-lhes certos objetivos, E atividades definidas... assim é que lhes oferecemos serviço. Sua vida previa no escotismo, tanto como lobinho e como escoteiro, foi uma preparação para ele.
Portanto “SERVIÇO” devem incluir três passos progressivos.
1) Serviço a si mesmo. Isto é.
a) Preparar-se para uma carreira, para que não seja uma carga para sua família.
b) Desenvolver sua saúde mediante atividades ao ar livre, acampamentos excursões etc...
c) Colaborar energicamente em seu trabalho, com sua contribuição ao bem estar nacional.
2) Serviço ao movimento escoteiro.
Neste sentido (desde que não seja muito numeroso), os Rovers podem ajudar
muito, e em diferentes graus, e de acordo com sua capacidade e interesse; porem devem ser nossa principal fonte de abastecimento da chefia.
3) Serviço a comunidade.
Isto da base para que o Rover estude “civismo” e este é o passo final para converte-lo em um bom cidadão
A prestação de serviço de qualquer tipo é o método escoteiro de aplicar sua promessa a Deus.
Sou contra converter o Ramo Rover em uma forma de movimento religioso pois assim sera afastado os espíritos indomáveis, e estes são os jovens que queremos manter na linha.
Se jovens de fora, isto é não escoteiros desejam ingressar como Rovers, atraídos pela boa companhia os objetivos e o Serviço, tanto melhor.”
Com a fundação deste ramo em 1918, surgiu a necessidade de um manual para Rovers, comparável ao “Escotismo para Rapazes” e o “Manual do Lobinho”. A principio este caminho não era claro para B-P. E queria que o novo ramo fosse elástico e não atado por regras e regulamentos, e tão pouco podia ter, em sua opinião nenhum esquema forte e rápido de adestramento pratico. Em uma das primeiras conferencias de chefes de clã B-P lhes enviou os seguintes 6 pontos que eram o que na sua opinião deveriam orientar o ramo rover.
“1) Que os Rovers são escoteiros e que o espírito escoteiro é a atmosfera do ar
livre são essenciais.
2)Que o serviço não seja alheio a vida cotidiana e de trabalho do Rover. O progresso em sua profissão é parte de seu serviço comunitário
3) O Roverismo é parcialmente uma preparação para a vida e também uma ocupação para toda a vida.
4)Que permaneça a característica do caráter, que é extremamente rara e valiosa, portanto necessária para a juventude de hoje. Esta característica pode ser desenvolvida no Roverismo.
5) Que ao formular qualquer regra ou esquema para o Roverismo que seja elástico. Olhem longe e exponha com amplitude, pois será de aplicação não só em Londres, também em nossos domínios de ultra mar, e nos paises estrangeiros, os quais todos olham para nos como guia e exemplo.
6) Que a intenção do Roverismo não é fazer de um homem um pedante satisfeito com sigo mesmo, ou a um santo melancólico, e sim a ajudá-lo a dirigir sua alegre e jovem energia, em direção a caminhos que lhes trarão maior felicidade, visando uma vida que valha a pena, por seus serviços ao próximo.”
Quanto ao referido manual por fim apareceu em 1922 sob o titulo de (Rovering to Succes). Resultou em um livro de conselhos e guia para os muitos problemas, que confrontam os jovens, e por tanto com muito êxito também fora do movimento escoteiro.
Podemos então definir o Roverismo como sendo uma irmandade de serviço e do ar livre cujos propósitos são.
a) Continuar o adestramento em boa cidadania dada ao Lobinho e aos Escoteiros.
b) Incentivar os Rovers para que desempenhem ocupações úteis a eles mesmos e para que prestem serviço a sua comunidade. O Roverismo compreende um período da vida durante a qual o jovem esta “ encontrando a si mesmo”isto é desenvolvendo seu caráter e suas faculdades, e procurar ajudá-lo a por em pratica,em um mundo maior os princípios da Promessa e da Lei Escotera.
 Servir (Y)

 Texto: Mestra Mara Macedo 181-SP

domingo, 27 de junho de 2010

Campanha do Agasalho 2010

MOBILIZAÇÃO ESCOTEIRA AGITA CAMPANHA DO AGASALHO 2010

   Escoteiros dos grupos 66º Amizade e 143º Taubaté se uniram aos quase 500 voluntários na mobilização da 7ª Campanha do Agasalho promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos e perto de 50 entidades assistenciais de Taubaté e região nesse domingo, 27/Junho.

   A campanha foi dividida em 2 grupos, percorrendo pelo menos 10 bairros da cidade das 09h00 as 13h00. O grupo1: do Residencial Santo Antonio até Jardim Ana Rosa; Grupo2 do Areão até a Vila IAPI.



   De acordo com as primeiras impressões da comissão organizadora, o resultado superou a campanha passada graças a participação e envolvimento da população taubateana, “sempre alerta” a ajudar o próximo.


   Ainda em meio a arrecadação de agasalhos, ajudamos na campanha de conscientização de saúde com medição de glicemia e pressão arterial coordenada por alunas de enfermagem da Faculdade de Anhanguera de Taubaté.





   Os números finais da quantidade de material arrecadado só serão conhecidos após a separação e partilha, prevista para essa terça-feira na sede do Sindicato dos metalúrgicos de Taubaté. Conforme regulamento da campanha, serão beneficiadas com donativos somente as entidades que participaram da campanha (de porta-em-porta) deste final de semana.


Texto e imagens: Marco Castro


sábado, 26 de junho de 2010

Pré Vigilia Regional Pioneira "Y"

Aconteceu neste fim de semana 26 no G.E.Taubaté a Pré-vigilia do 34º Distrito Escoteiro.
A Pré-Vigília Regional é uma atividade realizada simultaneamente por Clãs de todo Estado de São Paulo, separados pela distância, mas unidos espiritualmente pela Chama do fogo e pelo calor da vontade. 
   Tem como objetivo promover nos jovens interessados em abraçar a filosofia escoteira como caminho, a escolha de uma conduta de vida através do exame de consciência. Durante esta atividade  o Pioneiro medita e reflete sobre si mesmo, sobre Deus e sobre a sociedade onde deve atuar como cidadão.
   Este exercício de reflexão é direcionado e os Pioneiros tiveram a oportunidade de refletir coletiva e individualmente, trocando opiniões e experiências durante algumas horas, suficientes para esgotar o tema.  
  Para propiciar um clima mais adequado à reflexão, a atividade é desenvolvida durante a noite. Tradicionalmente mantemos uma data comum a todos para a Pré-vigília Regional sempre próxima ao dia do Pioneiro,(29/06) este ano aconteceu dia 26 de junho, nas dependências do Parque Municipal Jardim das Nações, sede do Grupo Escoteiro Taubaté, onde estiveram presentes os Clãs Uther Pendragon ( G.E. Taubaté)com 4 pios , Clã Excalíbur (G.E.Amizade) com 4 pios e Clã Galahad ( G.E. Guaypacaré), com 6 pios,  além de chefes visitantes, a atividade conjunta entre esses clãs foi mais um grande sucesso, entre as varias já realizadas entre eles, e  manteve o  elo de cooperação entre os Clãs presentes, reafirmando o nosso comprometimento com a Fraternidade Mundial Escoteira e realimentando a Mística Pioneira. 
  No total, entre pioneiros, mestres, equipe de apoio, e chefes convidados estiveram presentes 28 membros, que vivenciaram mais uma grande experiência dentro do  movimento escoteiro.


Texto e Fotos: Mestre Ana Regina

Promessa de lobinho na CHILL

A Alcatéia Chill encerrou suas atividades do semestre com chave de ouro. Na presença da família, o lobinho Leonardo Saraiva fez sua promessa.

BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!!!

Texto: Akelá Siomara
Fotos: Viviane (mãe)

Alcatéia BAGHEERA está crescendo

No dia 26 o lobinho Felipe fez sua cêrimonia de integração na alcatéia Bagheera

"Por minha vez fico muito feliz em ver com a Alcatéia vem crescendo e a alegria de um lobo por fazer parte da familia Bagheera."
Melhor Possível.

Texto: Azucena Carrasco (akelá voltando)
 Imagem: Viviane

domingo, 20 de junho de 2010

Sucesso foi pouco para definir o nosso Acampamento de Grupo

  Neste fim de semana (19 e 20) o nosso grupo teve o prazer de reunir a grande família do AMIZADE, no seu Acampamento de Grupo no Volkswagen Clube.

  Foi com muita alegria e satisfação que recebemos a família "Castro" para se somar a nós, com a garra e dedicação, momento em que os chefes Daniela (Alcatéia Bagheera) e Marco Castro (o fotógrafo "cachorrão") assumiram sua Promessa Escoteira.
Os nossos bravos , bravos e bravíssimos

  O dia estava apenas começando, quando todos os nossos integrantes "viraram" lobinhos (as) na história de Mowgle.


 Ao fim da manhã teve a passagem para as Tropas Escoteiras, onde todos foram recebidos em suas novas patrulhas pelos monitores.
Dentro do verdadeiro Método Escoteiro "Aprender fazendo" cada jovem montou a sua barraca.
  Mas como diz o ditado "Saco vazio não para em pé"
Foi então que nossa Equipe de Cozinha serviu um delicioso almoço.
   No período da tarde as atividades continuaram a todo vapor, com diversas bases escoteiras, até a chefia entrou no jogo.

    Ao entardecer eles completaram a idade para passar para a tropa sênior, passando por 4 desafios característicos do ramo sênior :(físico, espiritual, social e intelectual).
   Com o entardecer, todos "quase cansados" foram tomar banho e comer aquela janta quentinha e maravilhosa, e se preparar para o fogo de conselho.
 Mas não poderíamos deixar de passar pelo o Ramo Pioneiro, que nos fez uma grande surpresa no fogo de conselho da idade medieval.
  Foi em alto estilo que as atividades do 1º dia estavam se encerrando, para encerrar nos reunimos ao redor da fogueira para fazer a tradicional cadeia da fraternidade.

A nossa alvorada nas vozes da chefe Lúcia foi feita as 06:30hs com um lindo "amanhecer do dia", onde aos poucos o "frio" era substituído pelo calor humano e o dia pronto para começar.

   Ainda em atividades pioneiras cada jovem pode escolher alguma áreas de interesse (bases).

   Nestes dois dias todos puderam sentir na pele um pouquinho do que foi ser "de lobinho a pioneiro", e que a vontade de permanecer no Escotismo tenha crescido em cada jovem e adulto.
  Em uma cerimonia de "volta a realidade", cada um voltou a sua seção de origem.
Curiosidades e histórias de acampamento:
O que mais se ouvia em cada passagem de ramo era:
" Lobinho não anda,    CORRE !, 
  Escoteiro não corre, VOA!,  
  Sênior não voa, se    TELE TRANSPORTA!
  Pioneiro...                CAMINHA! 
  E adivinha o que sobrou para a chefia? 
Chefia não anda, não corre, não voa, não se te transporta e nem caminha , só se ARRASTA !!"

Foi neste clima de alegria e satisfação que se encerrou o nosso Acampamento de Grupo 2010.
(Click nesta imagem abaixo para amplia-la)
Assista abaixo a apresentação das fotos do acampamento





Redação inicial Chefe Gu,
Imagens Chefe Andréia, Gu, Daniela e Marco.
Veja todas as fotos no álbum do Grupo

terça-feira, 15 de junho de 2010

Acampamento de Grupo

   No próximo fim de semana dias 19 e 20 de Junho , o Grupo Escoteiro AMIZADE fará seu Acampamento de Grupo no Clube da Volkswagen, com início previsto para as 08:00hs do sábado. Taxa R$20,00
   O tema do acampamento é "de lobinho a Pioneiro", toda a programação levará nossos jovens a vivenciar as emoções de ser lobinho até pioneiro.
   Você não vai perder esta chance?

   O acampamento se encerará as 12:00hs do domingo, quem quiser almoçar no restaurante do Clube após o encerramento, o preço da comida é R$21,90/ Kilo.

Acesse o site do clube da Volks

Texto e imagens Chefe Gu.

Brasil estreia com vitória

   Hoje o Brasil estreou na Copa do mundo com vitória de 2X1 contra a Coréia do Norte, e a torcida do Amizade não podia deixar de fazer a festa.
Texto e imagem Chefe Gu.

Fogo de Conselho - 100 Anos de Escotismo no Brasil

   Aconteceu na noite do dia 12/Junho o Fogo de Conselho em comemoração aos 100 anos de Escotismo no Brasil.
   A Cerimônia aconteceu na sede do GE Taubaté e contou também com a participação de escotistas e familiares dos GE's Aldo Chioratto e Amizade.
  Após o fogo de conselho, houve uma confraternização entre os presentes em comemoração a data.
 

Texto e imagem Marco Castro.

domingo, 13 de junho de 2010

Alcatéias visitam a fábrica da VW em Taubaté


   Mais um final de semana cheio de emoção e aventura para nossas alcatéias.
   Visitamos a fábrica da Volkswagen em Taubaté onde além de ver de perto a produção dos carros Gol e Voyage, pudemos conhecer seus cuidados com a segurança industrial (Bombeiros) e unidade de tratamento de água.
   Foram perto de 7 inesquecíveis horas de aprendizado e muita diversão.

   Nosso dia começou com um delicioso café da manhã especialmente preparado para nossos lobos. Tudo acompanhado de muita simpatia e atenção dos funcionários da VW.


   Recebemos orientações e instruções de segurança no lar e prevenção de incêndio numa linguagem apropriada para nossos pequenos 'agentes de segurança'.
   Para verdadeiro delírio de nossas matilhas, um treinamento no "Método Escoteiro" do tipo APRENDER FAZENDO, sobre a utilização de mangueiras e extintores de incêndio.



   Depois de treinados em segurança, fizemos um 'tour' pela linha de montagem onde vimos de perto os cuidados como os carros são produzidos. Tudo muito limpo e organizado.
 (Respeitando a política de sigilosidade, não serão mostradas imagens do processo produtivo) 

  Depois de tanto andar, conhecemos também a qualidade que são preparadas as refeições dos funcionários. Mais carinho e dedicação da turma da cozinha (nota 10).
  
   Reabastecidos e ainda mais animados fomos conhecer como a Volkwagen cuida das questões ambientais. Descobrimos que antes de ser devolvida ao Rio Paraíba, toda a água recebe um tratamento muito especial para não prejudicar a natureza.
Obs. Cerca de 30% de toda água consumida na fábrica é reutilizada após tratamento.

  Por fim, deixamos a contribuição do G.E. Amizade para a natureza com o plantio de dezenas de mudas de árvores.

 
Num dia tão emocionante, depois de momentos inesquecíveis, somente um verdadeiro ABRAÇO DE LOBINHO para retribuir tamanho carinho e atenção recebido por todos nós daqueles funcionários que tanto contribuíram para  que nosso dia fosse realmente MUITO ESPECIAL.
Nosso sincero: GRATOS! GRATOS! GRATÍSSIMOS!!!

Agradecemos a Direção da Volkswagen pela oportunidade, aos encarregados do bombeiro Eder e Fernando, ao Eng. Zan e demais funcionários envolvidos nesta visita.

Reportagem Marco Castro, Fotos VW do Brasil.