segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente


Nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente

Acompanhando a mudança realizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a UEB acaba de lançar a nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente, que veio para substituir a Insígnia Mundial de Conservacionismo.

Para implementar esta nova Insígnia foi lançado durante o Congresso Escoteiro nacional o novo Guia da IMMA, que já está disponível na Loja Escoteira Nacional.

REGRAS PARA CONQUISTA DA INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE


Atendidas as exigências a seguir, a Diretoria do Grupo, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao lobinho/lobinha, ao escoteiro/escoteira ou ao sênior/guia o direito de usar a Insígnia Mundial de Meio Ambiente, consoante as seguintes normas:

a) O jovem deverá participar satisfato-riamente, a critério da chefia da Seção, de atividades, jogos e dinâmicas como aquelas propostas no GUIA DA IMMA, realizadas com o objetivo de levar o jovem a “EXPLORAR E REFLETIR” em cada um dos 5 objetivos seguintes:

- ar e água;

- habitats e espécies;

- substâncias perigosas;

- melhores práticas ambientais;

- riscos ambientais e desastres naturais.

A avaliação do nível de participação dos membros juvenis nas atividades, jogos e dinâmicas, será realizada pela chefia em conjunto com a Seção, de acordo com o roteiro sugerido em cada ficha de atividade, buscando-se aferir e aumentar o nível de compreensão dos jovens sobre o tema tratado.

b) O membro juvenil deverá planejar e executar, sozinho ou em equipe, um projeto ambiental no qual ponha em prática conhecimentos adquiridos em relação a um ou mais objetivos explorados no item “a”.

c) A ROCA DE CONSELHO ou CORTE DE HONRA avaliará o comportamento do jovem em relação ao meio ambiente e emitirá uma RECOMENDAÇÃO em que atesta que o postulante “manifesta, no dia-a-dia, que compreende e demonstra, conforme seu grau de maturidade, a importância de adotarem-se as melhores práticas para o meio ambiente, participando ativamente das ações coletivas da sua seção”.

d) A IMMA entrará em vigor no dia 01/05/2011,em substituição a IMC - Insígnia Mundial de Conservacionismo, e deverá ser conquistada em cada Ramo, inclusive como pré-requisito para os distintivos especiais.

e) Aqueles que já tiverem iniciado o processo de conquista da Insígnia Mundial de Conservacionismo (IMC) poderão concluí-lo até 31/12/2011. A IMC poderá ser usada como pré-requisito para os distintivos especiais até 30/04/2012.

f) A IMMA pode ser usado após a mudança de Ramo, até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou que o deixe.

A IMMA é um distintivo circular, medindo 5,5 cm de diâmetro, bordada sobre tecido branco, mostrando ao centro o continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho, Escoteiro ou Sênior, respectivamente, e usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou traje escoteiro, acima dos demais distintivos usados nessa mesma posição. Quando usada em conjunto com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.
Fonte: http://www.escoteiros.org.br

Um comentário: