terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ACANTONAMENTO DA NUTRIÇÃO

   Nos dias 21 e 22 de janeiro os Escoteiros e Escoteiras do Grupo Escoteiro Amizade realizaram, mesmo nas "férias" a primeira atividade de 2012.

   “Acantonamento da Nutrição”, elaborado pela Escotista Carolina Maria Fiorante, nossa assistente eventual, pois mora em Viçosa, onde cursa a Faculdade de Nutrição, abordou temas como: “Noções básicas de Nutrição”, “Alimentação balanceada para acampamento”, tanto no fogão a lenha como no fogão convencional e “Higiene e limpeza no Acampamento”.

   Os jovens prepararam comidas gostosas, que eles nem sabiam que dava para serem feitas:
  • arroz na caixinha de leite longa vida, frango no barro (tudo no braseiro); 
  • ou que não estão acostumados a fazer e comer: salada de repolho com tomate, salada de repolho com beterraba, salada de beterraba com cenoura (alimentos de fácil conservação sem refrigeração); 
  • ou o preparo da massa de pão para o chapati (pão de frigideira) e pão a caçador (massa de pão enroscada em um espeto e assado na brasa), comido com geleia ou margarina ou manteiga; 
  • além de frutas, muitas frutas. 
   Essa foi uma atividade que não acabou por aí; pretendemos dar continuidade ao aprendizado, para a fixação do conteúdo, que é muito importante nessa época de alimentos prontos / enlatados / ensacados e sem conteúdo nutricional.

  Dentre os inúmeros pontos positivos da atividade, destacamos a participação dos Lobos, que estão se aproximando da época de passar para a Tropa Escoteira. Eles puderam experimentar como é o funcionamento de uma patrulha, a liderança do monitor, como a Tropa se movimenta etc.

   Para a atividade foram montadas 5 equipes mistas, cujos líderes tinham a responsabilidade de cuidar dos Lobos, ensinando-lhes como são os comandos e o comportamento dos escoteiros; também foram os responsáveis pelo belo Culto Religioso de domingo pela manhã.



   No início da atividade foi apresentado o novo Assistente da Tropa Mafeking: Chefe Tom (pai da Escoteira Samara e da Loba Nicole), e o novo Chefe da Tropa Mafeking: Chefe Alexandre Justen, ou Chefe DL, como é conhecido desde sênior (também pai da Escoteira Victória e do Escoteiro Willian). Sejam bem vindos Chefes!!!

   Os Chefes da nova Diretoria do Grupo, Chefe Ebe, Chefe Carlos Augusto ( Gu) e Chefe Sol, experimentaram os quitutes dos jovens no sábado à tarde, o que aprovaram de imediato.

   A todos os Chefes que interromperam suas férias para participar dessa atividade extra, aos que estão assumindo novos postos, aos Lobinhos e Escoteiros que atenderam ao chamado, nosso BRAVO, BRAVÍSSIMO!!!


Texto: Chefe Lúcia
Imagens: Chefe Andréia

Nenhum comentário:

Postar um comentário