terça-feira, 26 de abril de 2011

Operação Jaraguá

O 9º DE Lapa está preparando a Operação Jaraguá, atividade para celebrar o aniversário do parque que abriga o mais antigo campo escola da Região São Paulo ainda em atividade – que curiosamente é mais antigo que o próprio parque estadual (conforme noticiado anteriormente nesse blog).

Em resumo, serão 20 bases de atividades para participação de escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros e pioneiras, com limite máximo de 350 jovens. As inscrições vão até o dia 2 de maio e para obter mais informações entre no blog do 9º DE (http://distritolapa.wordpress.com/2011/04/19/operacao-jaragua/) ou escreva para a coordenadora da atividade (chefe Priscila) no email: priescote@yahoo.com.br ou telefone para (11) 8183-8456 ou ainda residência (11) 3621-7578.
Corra que a Operação Jaraguá será dia 7 de maio!

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A ideia da OPERAÇÃO JARAGUÁ baseia-se num modelo misto utilizado recentemente nas atividades do Grande Jogo e da Virada Senior. Consistirá basicamente numa grande atividade de Patrulhas onde cada Patrulha de cada ramo deverá cumprir no menor tempo possível a maior quantidade de atividades oferecidas.
As atividades estarão distribuídas da seguinte forma:
Bases: Serão instaladas bases ao longo do parque com atividades propostas para as patrulhas. Uma vez cumprida a atividade (atingido o objetivo), a patrulha recebe uma moeda, referente ao desafio atingido.
A participação nas bases é livre (com exceção da base 17) desde que cada patrulha passe uma vez em cada atividade escolhida. A primeira base será determinada pela organização do evento, de maneira a garantir que não haja congestionamento no início.
O circuito de bases também será dividido em dois, sendo o Amarelo na parte baixa e o Verde na parte alta.
A pontuação nas bases será conforme o cumprimento da tarefa (cumpriu/não cumpriu).
BASES:
A ideia é ter um escotista (e não um grupo) responsável por base. O número de bases pode variar, conforme o número de participantes/escotistas. Algumas bases necessitarão de montagem prévia (como a do Acampamento Modelo) enquanto outras devem ser mais simplificadas. Abaixo constam algumas ideias de base.
Devem haver dois circuitos de bases, sendo distribuídas entre a parte baixa e parte alta do Parque.
Ao receber a patrulha, o escotista deve pedir que dêem o grito e se apresentem. O escotista deve zelar pela boa apresentação dos jovens em termos de uniforme/traje, postura escoteira, segurança e alimentação (verificar se os jovens estão hidratados e alimentados).
Devem ainda deixar claro qual o desafio a ser cumprido para a patrulha e fixar desafios diferentes para os ramos, se possível (uma exigência um pouco maior para o ramo sênior/pioneiro é desejável, desde que exequivel).
Base ATIVIDADE BREVE DESCRIÇÃO MATERIAIS
1 Visita ao Campo Modelo - DISPONÍVEL Cada patrulha deverá “convidar” um usuário do parque (não escoteiro) para visitar um “campo escoteiro padrão” e explicar a ele o significado de cada instalação. Ao fazer o convite para a pessoa, explicar que é uma tarefa de uma atividade escoteira.O escotista responsável verificará o desempenho da Patrulha que entregará a pontuação, validando ou não a tarefa. Campo de patrulha montado com barraca, toldo, tripé, mesa, cozinha, etc.(este stand poderá ficar exposto também no domingo)
2 Nó no escuro - CH. MICHAEL – GE TIRADENTES É colocada uma lona GRANDE a cerca de30 cmdo chão. Embaixo dela são dispersos vários cabos, de diferentes tamanhos e espessuras. Ao sinal do chefe, a patrulha deve entrar embaixo da lona e rastejando efetuar o maior número de nós diferentes. Importante:. Não poderá ser utilizada lanterna e nem falar embaixo da lona. Será contabilizado apenas o tempo após o apito inicial e a saída completa da patrulha (apito indicativo do tempo – 5 minutos).Para cumprir a tarefa é necessário no mínimo 10 nós diferentes! Lona(s) grande(s), sisal, cabos de diferentes espessuras e tamanhos.
3 Sopa de letrinhas - CH CAROL – GE QUARUPE Num local de acesso mediano é colocada uma panela com água e dentro dela vários “macarrõezinhos de letrinhas”. A Patrulha recebe também um cartão (colorset preto) onde deverá escrever o nome da patrulha e o nome de seu grupo escoteiro(pode-se também colocar os nomes dos jovens) utilizando apenas as letrinhas da sopa. A patrulha toda deve se revezar para cumprir a tarefa. Macarrão para Sopa de letrinhas, papel craft preto, panelas, sisal, água
4 Cena do crime - DISPONÍVEL A patrulha é recepcionada num local e deverá observar os objetos e cenas apresentadas, devendo relatar, num texto, o que houve, o que ocorreu e como ocorreu. Folhas padrão para o relatório material para cena do crime
5 Pista de arborismo - DISPONÍVEL Construir uma pista de cordas por onde os jovens da patrulha deverão passar, com diferentes graus de dificuldade. Dois membros da Patrulha devem passar pela pista enquanto uma tarefa aleatória é dada aos demais membros da Patrulha ( por uma questão de tempo, sugerimos que a Patrulha indique apenas dois membros para passar). Cordas, material de segurança
6 Fotografia Escoteira – CH. JUCA – GE QUARUPE A patrulha deverá “sortear” um cartão com sugestões de situações e trazer ao menos três fotos referentes a esse mesmo assunto (exemplo: um escoteiro conversando com um usuário, um escoteiro devidamente uniformizado/trajado, um escoteiro conversando com um chefe, etc). As fotos digitais deverão ser descarregadas num computador. Pelo menos dois computadores, cada patrulha deve trazer sua máquina fotográfica/celular com condições de descarregar as fotos.
7 Rapel - DISPONÍVEL Após breve explicação, praticar a descida vertical, utilizando equipamentos de segurança. Material  para Rapel
8 Garbo - DISPONÍVEL A patrulha deve se apresentar, identificando elementos coretamente trajados e o que está errado/equivocado em seus trajes/uniformes. A ideia é uma autoavaliação a respeito do bom uso do traje/uniforme, incentivando a patrulha verificar no que pode melhorar neste aspecto. Cartazes com traje/uniformes corretos, P.O.R. e folhas para “relatório da patrulha”
9 Kim com os pés - CH LILIAN – GE ARAGUAÇÚ Descalsos, os integrantes da patrulha entram numa piscininha ou área com água e tentam descobrir os objetos submersos apenas tateando com os pés.Para cumprir a patrulha deve acertar no minimo 2/3 dos objetos. Piscininha de lona, 24 objetos distintos, papel e caneta
10 Maca e transportes de feridos – GE ORZEL  Após rápida instrução a respeito do transporte de feridos, a patrulha deverá indicar um ferido, “sortear” seu ferimento e prestar os primeiros socorros pertinentes a tal caso, transportando-o até um ponto pré-determinado (100m ou mais). Caixa de primeiros socorros  extra, bastões para maca,
11 Carta código - CH BRUNO – GE TIRADENTES A patrulha recebe uma carta-código, decifra a carta e cumpre a tarefa prevista (pode ser a execução de um nó, de um hino – rataplã ou Nacional, ou qq outra tarefa). Cartas codificadas e material para a execução das tarefas propostas
12 Percurso de Gilwell - DISPONÍVEL Demarcar um caminho para que a patrulha faça o Percurso de Gilwell. As estações devem estar pré-determinadas (identificadas para padronizar as visadas). Antes, a patrulha deve receber breve instrução. Bússolas, pranchetas, lápis, folhas de Percurso de Gilwell
13 Pista de obstáculos - DISPONÍVEL Pista com áreas para rastejar, pular, passar…  Toda a Patrulha deve passar (ao menos que haja alguma identificação de necessidade especial, fobia ou limitação indicada na Inscrição ou Secretaria) Material para obstáculos
14 Entrevista maluca - CH MARCOS – GE GUIARÁ A patrulha chega a um local, o chefe sorteia uma profissão e a oculta. A patrulha deve então fazer perguntas a ele, que responderá apenas SIM, NÃO, INDIFERENTE. A patrulha deverá acertar a profissão, a partir das respostas às perguntas formuladas. Se atender a duas patrulhas paralelamente, a que acertou segue e a que errou fica para mais um sorteio. Papéis com nomes das profissões
15  Jornal Jaraguá - DISPONÍVEL A patrulha sorteará um tema e fará uma pequena entevista ou fará uma cobertura jornalística (1 minuto) conforme o sorteado e descarregará a mídia no computador.Exempo de situações: Manchete sobre o aniversário do parque, entrevista com usuários, previsão do clima no Jaraguá, etc Notebook para descarregar vídeos,  material para caracterização (fundo de cena Jornal Jaraguá, Paletó, microfones, etc) e máquina fotográfica digital/celular com possibilidade de descarregar a mídia
16 Escalada de Bronwsea DISPONÍVEL Perguntas sobre a história de B-P e do escotismo. A patrulha segue em frente se responder a 5 questões corretas. Caso tenha algum erro nas 5 primeiras questões, a patrulha continuará a receber perguntas, porém sem ter direito aos pontos de bônus por acerto) Perguntas sobre a história do escotismo e sobre a história de Baden-Powell.
17 Cartãozão de aniversário - CH LORENA – GE QUARUPE Marco simbólico pelos 50 anos do Parque Jaraguá (faixa, cartaz de craft, etc) onde os jovens deixarão mensagens a respeito da imortância do parque. Tinta, faixa, pincéis
18 Tela panorâmica - CH JOÃO – GE QUARUPE Construção de uma tela panorâmica e desenho de uma paisagem escolhida. Cada jovem deverá fazer seu desenho, após breve instrução a respeito de técnicas de desenho. Papelão, barbante, furados, papel, lápiz(cada jovem deve trazer pedaço de papelão de 30cm X 20cm)
19 Mini-campo - DISPONÍVEL Utilizando material recolhido no campo, cada patrulha deverá construir um “Mini-campo” de patrulha, utilizando-se de nós e amarras e materia reciclável. Barbante,
20 Orientação - DISPONÍVEL Após pequena fala sobre orientação, é dado um “azimute” para a patrulha e ela deverá seguir corretamente, “com e sem bússola”. Bússola, rosa dos ventos
21 Tzuru – CH MARINA – GE SANTO ANTONIO Cada jovem deverá fazer um Tzuru, após conhecer seu significado. Papel para dobradura
CUSTO:
Por ser uma atividade simples, a sugestão de custo é de R$ 5,00 por pessoa, incluindo distintivo e certificado. Pelo caráter de urgência, cada base deverá providenciar seu próprio material.
INSCRIÇÕES:
O Grupo envia a Ficha Resumo por e-mail/fax até a data prevista. No dia, o escotista responsável entrega as autorizações.
O prazo de pagamento pode ser até dia 2 de maio, segunda-feira.
Os modelos de ficha a ser utilizado são os mesmos dos eventos anteriores.

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